Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Adesivo Contraceptivo

Adesivo Contraceptivo
adesivo contraceptivo é um método contraceptivo em forma de adesivo fino, confortável e fácil de aplicar. O adesivo liberta uma dose diária das hormonas estrogénio e progestagénio para a corrente sanguínea, que vão inibir a ovulação ficando a mulher mais protegida de uma gravidez.
O adesivo contraceptivo é um autocolante e tem a mesma eficácia da pílula e o mesmo modo de actuação sendo aplicado em cima da pele e não tem a inconveniência dos habituais esquecimentos. É um adesivo que liberta hormonas através da pele e estas entram na corrente sanguínea impedindo a ovulação. Coloca-se durante três semanas consecutivas e, tal como na pílula, descansa-se na quarta semana, quando ocorrerá a menstruação.
O primeiro adesivo é aplicado no 1º dia da menstruação, retirado sete dias depois e substituído por outro adesivo. Este 2º adesivo deve permanecer durante sete dias altura em que se coloca o 3º adesivo. Segue-se uma semana sem a utilização do adesivo e durante a qual pode aparecer a hemorragia de privação. Após um período de sete dias de pausa um novo adesivo deve ser colocado para iniciar um novo ciclo.
O adesivo contraceptivo pode ser colocado e retirado quando se quiser e quando retirado vai terminar a protecção contraceptiva podendo haver uma hemorragia. Este adesivo pode ser colocado nas nádegas, no abdómen, no dorso superior ou no antebraço. O adesivo oferece uma excelente aderência. A mulher pode continuar a realizar as suas actividades diárias como o banho, duche, idas à piscina, exercício físico, sem nenhuma medida especial de precaução. Quanto aos efeitos secundários, são os mesmos da pílula. Só pode ser adquirido mediante prescrição médica.
Tal como a pílula, o adesivo contraceptivo é um método contraceptivo que não protege das doenças sexualmente transmissíveis.

Vantagens deste método contraceptivo

A mulher não tem que pensar todos os dias em contracepção, apenas tem que se lembrar de mudar uma vez por semana o adesivo.
É fácil de usar.
Ao contrário da pílula, as hormonas não necessitam de ser absorvidas pelo aparelho digestivo, permitindo que a eficácia deste método não seja posta em causa, em caso de vómitos ou diarreia.
Normalmente torna as hemorragias regulares, mais curtas e menos dolorosas.
É um método reversível.

Desvantagens deste método contraceptivo

Não protege contras as infecções sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário