Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Vasectomia

Vasectomia
vasectomia é considerada a forma de contracepção definitiva mais eficaz. Para muitos casais que não desejam ter mais filhos, mas não podem ou não desejam adoptar um dos outros métodos contraceptivos, esta é uma opção eficaz e segura.
É também uma operação feita por um médico, sem necessitar de hospitalização com utilização de anestesia local. Este método contraceptivo consiste num corte feito no canal deferente, que é a via que transporta os espermatozóides. Então, quando um homem ejacula, esse sémen não contém espermatozóides, logo não haverá risco de engravidar a sua parceira. No entanto, durante os primeiros três meses, após a vasectomia, o homem deve usar outro método para ter a certeza de que não ficou nenhum espermatozóide no canal. Este método não afecta o desejo sexual, a erecção, a ejaculação ou o orgasmo.
A vasectomia tem a vantagem, em relação à laqueação de trompas, do facto de não haver necessidade de internamento sendo um procedimento mais simples e menos invasivo. Ambas são irreversíveis, ainda que, recentemente, tenham sido publicados estudos que dão conta da possibilidade de reverter a vasectomia, devolvendo ao homem a capacidade de ser pai.
Depois da vasectomia, a ejaculação permanece igual. O fluído ejaculado será desprovido de espermatozóides mas continuará contendo as secreções das vesículas seminais, próstata e uretra, razão pela qual nem o homem nem sua parceira notarão qualquer diferença no fluido ejaculado. Também o volume, consistência, cheiro permanecerão inalterados.
O homem que fez uma vasectomia, em geral, sente-se mais livre e relaxado pela ausência de preocupação com o controle de natalidade. No entanto, deve continuar a utilizar o preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Depois da operação pode voltar às actividades sexuais habituais em 48 horas sendo que deverá ter uma actividade sexual sem desconforto após 7 dias. Ter relações sexuais seguras só depois de cerca de 20 ejaculações e realização de um exame ao esperma onde se comprove a ausência de espermatozóides.

Riscos da vasectomia

Os riscos são muito pequenos e iguais aos inerentes a todo e qualquer procedimento cirúrgico:
Infecção.
Hemorragia.
Hematomas.
Dor pós-operatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário