Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Métodos Contraceptivos Naturais

Existem métodos de abstinência periódica que podem ser usados como métodos contraceptivos, exigindo um conhecimento profundo dos parceiros.
Em que consistem os métodos contraceptivos naturais?
Existem métodos de abstinência periódica que podem ser usados como métodos contraceptivos, exigindo um conhecimento profundo dos parceiros. Estes métodos não protegem das infecções sexualmente transmissíveis e implicam uma observação diária (excepto o calendário). Mesmo assim, a sua taxa de eficácia, em jovens e adolescentes é relativamente baixa.
Em que consiste o método do calendário?
É um método que consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a duração dos ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulação e é mais provável que aconteça uma gravidez. Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Quer isto dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais ou, querendo-o, terá de utilizar um outro método contraceptivo. Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação.
Em que consiste o método do muco?O muco é uma substância gelatinosa, produzida pelas glândulas do colo do útero, que sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulação, toma uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade (filância). Este muco filante facilita a entrada de espermatozóides no útero. Se uma mulher quiser utilizar este método para contracepção deverá, todas as manhãs, observar se tem muco na vulva e, em caso afirmativo, a sua aparência. Pode, no entanto, ser difícil distinguir, nos primeiros tempos, o muco de sémen ou algum corrimento. Convém, por isso, ser acompanhada por um médico ou um bom conhecedor deste método. Para aumentar a sua eficácia contraceptiva, a mulher só deverá ter relações sexuais três dias depois da ocorrência do ponto máximo de filância do muco. É, por isso, um método arriscado.
Em que consiste o método da temperatura?
A temperatura basal do corpo de uma mulher (medida logo ao acordar, sempre à mesma hora, antes de comer e sem ter feito esforço muscular tirando a temperatura na boca, no recto ou na vagina, usando sempre o mesmo termómetro) é variável durante o seu ciclo. Assim, a temperatura, nos dias entre a ovulação e a menstruação seguinte, sobe cerca de dois a cinco décimos de grau. Então, só três dias depois desta subida de temperatura ter acontecido é que é menor o risco de engravidar. É porém importante ter em mente as variações de temperatura que o corpo pode ter, como por exemplo, no caso de uma febre ou de alteração das horas de sono.
O que é o coito interrompido?
Este método não entra em nenhuma das categorias anteriores (embora possa ser considerado um método natural), mas é usado por muitos casais adultos. Implica um bom conhecimento do corpo e das suas reacções face à sexualidade. Consiste em retirar o pénis do interior da vagina quando o homem sente que a ejaculação está próxima. É um método pouco seguro, pois os fluidos seminais produzidos antes da ejaculação, e que têm uma função lubrificante, já podem conter espermatozóides. Para alguns casais, ele pode interferir no processo do prazer e do orgasmo. Este método não protege das infecções sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário