Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


 PÍLULA Marvelon

Pilula Marvelon
A pílula Marvelon é um contraceptivo hormonal normalmente chamado de ‘A Pílula’. Marvelon é um contraceptivo oral seguro e quase 100% eficaz e é uma forma fácil e conveniente de proteger-se contra a gravidez. A pílula de contracepção Marvelon também pode ajudar a reduzir as câimbras do período e pode tornar o ciclo de menstruação mais previsível.
A pílula Marvelon é um contraceptivo de combinação, por isso tem 2 ingredientes principais que trabalham juntos para prevenir a gravidez – ethinylestradiol (30 microgramas), uma versão sintética de estrogénio, e desogestrel (150 microgramas), uma versão sintética de progestogénio.
Estas hormonas artificiais funcionam como as hormonas naturais no seu corpo para afectar o seu ciclo menstrual. Porque a pílula Marvelon contém 2 tipos de hormonas, funciona de 3 formas para prevenir a gravidez.



Quais são os benefícios da pílula Marvelon?

Um dos principais benefícios em usar um contraceptivo oral como o Marvelon, é que esta pílula fornece-lhe uma protecção rápida e conveniente contra a gravidez, desde que a tome no primeiro dia do seu período. Se não lhe é possível tomar a Pílula no primeiro dia do seu período, poderá tomar até ao 5º dia do período, mas levará cerca de 7 dias até ser totalmente eficaz. Para além de ter um efeito contraceptivo, a pílula contraceptiva Marvelon pode ajudar-lhe a tornar os seus períodos menos desconfortáveis e torná-los mais regulares.


Como funciona a pílula contraceptiva Marvelon

A pílula Marvelon contém ambos o estrogénio artificial e o progestogénio, o que significa que funciona de 3 formas para lhe dar protecção contra a gravidez. A pílula Marvelon “diz” ao seu corpo que a ovulação já aconteceu – quando na verdade isso não aconteceu – o que pára a libertação do ovo para a fertilização. A pílula engrossa o mucus cervical, tornando difícil para o esperma conseguir entrar no útero. Previne também o revestimento do útero de engrossar para que o ovo se “instale”, na improbabilidade de um ovo ser libertado.


Quem pode tomar a pílula contraceptiva Marvelon?

A maior parte das mulheres maiores de 18 anos de idade pode adquirir de forma segura as pílulas contraceptivas Marvelon. No entanto, existem certas condições de saúde e medicamentos com os quais esta pílula contraceptiva não pode ser usada.


Quem não pode tomar a pílula Marvelon?

Não deve tomar esta pílula contraceptiva se estiver grávida, se pensa estar grávida ou se estiver a amamentar. De igual forma, não deve tomar esta pílula se tiver no mínimo 35 anos de idade e for fumadora, se tiver um historial de problemas de coração ou de circulação ou se alguma vez teve um derrame.
Deve assegurar-se que menciona qualquer medicamento que esta actualmente a tomar ou qualquer outra informação relevante de saúde, durante a sua consulta, para que o médico possa ter a certeza de que o medicamento é para o seu benefício.


Como se toma a pílula contraceptiva Marvelon

Preferencialmente, deverá tomar a pílula Marvelon no primeiro dia do seu período, para protecção imediata contra a gravidez. A pílula Marvelon é um pílula de 21 dias que você necessita tomar por 21 dias consecutivos do seu ciclo, seguidos por um intervalo de 7 dias antes de começar novamente o tratamento.
Durante o intervalo de 7 dias, você estará completamente protegida, mas irá sentir um certo sangramento durante este período. Este sangramento vai “substituir” o seu período e é uma forma do seu corpo expulsar as hormonas contraceptivas de forma segura do seu sistema.
Porque não está em ovulação, sangrar é normalmente menos desconfortável do que durante o período. Você deve tomar a pílula contraceptiva Marvelon à mesma hora todos os dias para maximizar a sua eficácia.


Existem efeitos secundários com a pílula Marvelon?

Algumas mulheres poderão ser menos tolerantes a ethinylestradiol e desogestrel, que estão presentes nas pílulas Marvelon, do que outras. Se estiver a tomar Marvelon pela primeira vez, poderá sentir alguns efeitos secundários moderados até que o seu corpo esteja habituado às novas hormonas.
No entanto, se os efeitos secundários não desaparecerem, é aconselhável mudar para um contraceptivo com hormonas diferentes ou com uma menor concentração de estrogénio artificial e progestogénio.
Os efeitos secundários mais comuns da pílula Marvelon são a náusea, dores de cabeça, vómito, inchaço, dores no peito, sensibilidade, aumento do crescimento dos pêlos, mudanças no peso ou apetite ou mudanças no desejo sexual e períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário