Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Saiba tudo sobre corrimentos vaginais

Saiba tudo sobre corrimentos vaginais
Existe uma preocupação intensa da mulher em relação aos corrimentos vaginais.
Até que ponto uma secreção pode ser considerada normal? O que é corrimento normal? O que é corrimento patológico?
Durante a infância a ocorrência de corrimentos patológicos (que são considerados doenças) é rara.
São causados na maioria por verminoses e higiene inadequada.
A partir do momento que a menina menstrua ocorre uma mudança do Ph e da flora vaginal, que acrescidos de mudanças comportamentais (como por exemplo uso de tecidos sintéticos justos) podem levar à um aumento da secreção vaginal, mas raramente, neste caso leva à infecções.
Na mulher sexualmente ativa já existe uma mudança de Ph e flora vaginal, devido ao ato sexual.
O não uso do preservativo pode infectar a mulher com microorganismos que causarão uma alteração da secreção vaginal normal, tornando essa mesma secreção uma doença,com sinais e sintomas, devendo ser diagnosticada e tratada adequadamente.
Sempre que existe uma suspeita de que a secreção não está normal deve-se procurar um ginecologista, para um exame mais detalhado.
Via de regra uma secreção sem odor e sem prurido (coceira) não é considerada doença.
A partir do momento em que ocorre uma alteração na quantidade desta secreção, na coloração e no odor, acompanhado ou não de prurido, deve-se procurar o médico.
Existem certos tipos de infecção genital em que a secreção se torna pruriginosa, com odor fétido e pode ou não ser acompanhada de irritação vaginal.
Neste caso deve-se suspender as relações sexuais e procurar o serviço médico para o tratamento correto.
O uso de medicações por conta própria ou indicados por profissionais não médicos pode melhorar o quadro a princípio, mas as conseqüências podem ser extremamente ruins.
Ressalto a importância do exame preventivo (papanicolau), que além de detectar precocemente o câncer, pode diagnosticar infecções genitais em sua fase inicial, ou seja, sem sintomas.
Tipos de corrimento
Infecção causada por fungos (candidíase): corrimento vaginal espesso e caseoso, tende a aderir às paredes vaginais e é acompanhada de coceira e queimação na vulva e na vagina. Os sintomas podem piorar durante a semana que antecede a menstruaçãoe e ocorre sobretudo em mulheres diabéticas, grávidas ou que estejam fazendo uso de antibióticos.
Infecção bacteriana (glamídias ou Gonococos): secreção opaca, branca, cinza ou amarelada, fétida com cheiro de peixe.
Infecção por protozoário (trichomonas vaginalis): secreção de coloração branca, verde acinzentada ou amarelada que pode ser espumosa. A secreção geralmente ocorre logo após a menstruação e pode ter um odor desagradável. A coceira é intensa.
Câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio: Secreção aquosa, com sangue.
Infecção viral (vírus HPV e Herpesvirus): Prurido ou desconforto vulvar acompanhado de sangramento vaginal após a relação sexual.
Ambos os parceiros sexuais devem ser tratados ao mesmo tempo na maioria das situações para evitar a reinfecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário