Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Método do Muco

Método do Muco
Este método do muco é mais usado para conseguir a gravidez do que propriamente para a prevenir. No entanto, convém referir que há quem tente utilizar este método como contraceptivo apesar da dificuldade de sucesso.
O muco é uma substância gelatinosa, produzida pelas glândulas do colo do útero que sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulação adquire uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada de espermatozóides no útero.
Normalmente, o colo uterino está tapado por uma mucosidade espessa, o muco, que serve de barreira para impedir que elementos estranhos penetrem na vagina e possam entrar na cavidade uterina, provocando infecções. Se continuasse tapado durante todo o ciclo menstrual, também os espermatozóides não poderiam penetrar e progredir com facilidade e seria difícil que se verificasse uma gravidez. Para evitar esta situação, o organismo dispõe dum sistema hormonal, que faz com que uns dias antes da ovulação essa mucosidade espessa se fluidifique, e assim, em caso de relações sexuais nesse período, os espermatozóides podem penetrar na vagina e fecundar o óvulo.
Se uma mulher quiser utilizar este método contraceptivo deverá todas as manhãs observar se tem muco na vulva e como é a sua aparência. A aprendizagem pode demorar algum tempo, porque pode ser difícil distinguir o muco de sémen ou algum corrimento. Convém ser acompanhada por um médico ou alguém que seja um bom conhecedor deste método. Para aumentar a eficácia contraceptiva deste método a mulher só deverá ter relações sexuais 3 dias depois da ocorrência do ponto máximo de elasticidade do muco.
Com o tempo a mulher pode reconhecer esta alteração da fluidez da mucosidade do colo uterino e desta forma, saber com dois ou três dias de antecedência quando se irá dar a ovulação. Assim, para evitar uma gravidez, bastará abster-se de relações sexuais a partir do momento em que notar essa fluidificação do muco cervical e até seis ou sete dias depois desse momento.

Vantagens deste método contraceptivo

Pode ser usado para prevenir ou planear uma gravidez.
Não necessita de prescrição médica.
Não tem efeitos secundários.
Não há despesas.

Desvantagens deste método contraceptivo

Exige muita disciplina.
A mulher tem que ficar longos períodos sem ter relações sexuais com penetração.
O risco de gravidez é maior que o de outros métodos.
Não evita doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário