Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Método do Calendário

Método do Calendário
método do calendário é mais usado para conseguir a gravidez do que propriamente para a prevenir. No entanto, convém referir que há quem tente utilizar este método como contraceptivo apesar da dificuldade de sucesso.
O método do calendário pode ser utilizado como um método contraceptivo que consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a duração dos ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulação e é mais provável que aconteça uma gravidez.
Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Quer isto dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais ou, querendo-o, terá de utilizar um outro método contraceptivo. Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação.

Vantagens deste método contraceptivo

Não é necessário utilizar outro tipo de método de contracepção.
Este método permite à mulher conhecer bem os seus períodos de menstruação e fertilidade.
Não apresenta efeitos secundários.

Desvantagens deste método contraceptivo

Não é um método contraceptivo eficaz.
Não protege das doenças sexualmente transmissíveis.
Exige disciplina nas anotações mensais de seu ciclo menstrual.
Não podem havem relações sexuais com penetração nos dias férteis.
Não deve ser utilizado no período em que a mulher estivera amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário