Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012



 A PÍLULA 


A pílula, até ao momento, é o método contraceptivo mais eficaz para prevenir uma gravidez dentro dos métodos contraceptivos reversíveis. A pílula actua através da inibição da ovulação e dessa forma enquanto a pílula for tomada não a mulher não terá período fértil.
pílula contraceptiva oral combinada ou pílula anticoncepcional é composta por uma combinação de estrogéneo e progesterona administrada oralmente que irá conduzir à inibição da fertilidade normal da mulher. A pílula existe desde 1955 e é um método contraceptivo muito seguro quando correctamente usado.

O que é a pílula e como actua?

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais usados pelas mulheres para evitar a gravidez, além do uso ser exclusivo para elas, faz parte da vida enquanto estiver na fase sexual ativa, a pílula anticoncepcional não é de uso obrigatório, mas é indicado para grande parte da classe feminina desde a adolescência.
A pílula é um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: progesterona. As hormonas que compõem a pílula têm como missão principal suspender a produção hormonal normal, impedindo a ovulação, ou seja a libertação mensal do óvulo.
Se não existem óvulos não poderá haver fecundação e como consequência nem a gravidez.

Como tomar a pílula?

A toma da pílula efectua-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de descanso. Neste espaço de tempo, ocorrerá a menstruação e a segurança contraceptiva mantém-se se houver relações sexuais. Findos os 7 dias, recomeça-se a toma da pílula com uma nova embalagem, mesmo que a menstruação ainda não tenha terminado. A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, com um pouco de água e sem mastigar. Uma boa solução é ter uma embalagem de reserva para resolver eventuais esquecimentos ou substituir um comprimido perdido.

O que fazer no caso de tomar dois comprimidos no mesmo dia?

Este incidente não prejudicará a saúde. A diferença é que a embalagem vai terminar com um dia de antecedência, e o primeiro comprimido da embalagem seguinte deverá ser tomado um dia antes.

Porque que razão há tantas pílulas diferentes no mercado?

As pílulas diferenciam-se umas das outras, tanto pela dosagem em estrogénio e progesterona, quanto pelo tipo de progesterona utilizada, o que permite adaptar uma pílula a cada caso concreto.
Existem vários tipos de pílulas, assim também como existem vários tipos de mulheres, por esse e outros motivos é que não aconselhável fazer o uso do medicamento só porque uma amiga indicou, não adianta tem que a prescrição.

A pílula protege das doenças sexualmente transmissíveis?

A pílula não confere qualquer tipo de protecção das doenças sexualmente transmissíveis como o VIH, à Hepatite B e C, à sífilis e a herpes genital. Deve-se usar o preservativo em simultâneo com a pílula: só assim existe uma dupla protecção e até uma maior segurança contraceptiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário