Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012


Método da Temperatura

Método da Temperatura
Este método é mais usado para conseguir a gravidez do que propriamente para a prevenir. No entanto, convém referir que há quem tente utilizar este método como contraceptivo apesar do sua reduzida eficácia.
É um método contraceptivo que identifica o período de ovulação da mulher, ou seja, quando ela estará fértil através da verificação da sua temperatura corporal. Desta forma, quando há aumento de temperatura, que identifica o período fértil, a mulher não deve ter relações sexuais ou então deve tê-las usando preservativo para não correr risco de engravidar.
A temperatura basal do corpo de uma mulher que é medida logo ao acordar, sempre à mesma hora, antes de comer e sem ter feito esforço muscular tirando a temperatura na boca, no recto ou na vagina, usando sempre o mesmo termómetro é variável durante o seu ciclo. Assim, a temperatura, nos dias entre a ovulação e a menstruação seguinte sobe cerca de 2 a 5 décimos de grau. Então, só três dias depois desta subida de temperatura ter acontecido, é que é menor o risco da mulher engravidar. É porém importante ter em mente as variações de temperatura que o corpo pode ter, como por exemplo, no caso de uma febre ou de alteração das horas de sono.
Durante o período fértil a temperatura do corpo feminino aumenta de 0,3 a 0,8ºC, porém outros fatores como gripes, resfriados, infecções ou cansaço agudo, podem também fazer essa temperatura aumentar, causando confusão. Não podemos esquecer que para usar este método como contracepção, temos de conhecer bem o funcionamento do nosso corpo.
Por isso é mais utilizado para quem deseja engravidar, para saber exatamente quando manter relações sexuais com maior chance de fecundação.

Vantagens deste método contraceptivo

Não é necessário outro tipo de contracepção.
Não gasta dinheiro com outros métodos.

Desvantagens deste método contraceptivo

Tem uma eficácia muito reduzida a prevenir a gravidez.
O casal não pode ter relações sexuais desprotegidas durante os dias férteis.
A temperatura precisa ser medida e anotada todos os dias pela manhã ao acordar.
Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário