Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012


Irregularidades Menstruais


.....Uma das queixas mais comuns em consultas ginecológicas são de problemas relacionados à menstruação.
.....Que problemas são estes? O que deve ser tratado? O que é considerado normal?
.....A partir da primeira menstruação, menarca como chamamos, podem existir alterações nos padrões do ciclo menstrual normal.
.....Até 2 a 2,5 anos depois da primeira menstruação podem ocorrer alterações por imaturidade da glândula que regula a liberação de hormônios que faz menstruar.
.....Pode-se menstruar 02 a 03 vezes ao mês ou ficar mais de 02 meses sem menstruar. Tudo isso até 2,5 anos depois da primeira menstruação.
.....A partir daí já é para se ter um ciclo regular, ou seja, um intervalo de 22 a 35 dias do primeiro dia da menstruação ao primeiro dia da próxima menstruação.
.....Um exemplo para entender: se você menstruou dia 01/01, depois 05/02 e 28/02 considera-se que sua menstruação está normal.
.....Quando se entra no climatério novamente ocorre uma alteração natural no ciclo menstrual: ou encurtando os ciclos ou aumentando os mesmos.
.....Essas alterações descritas são consideradas dentro de um limite de normalidade.
.....Deve-se fazer o exame ginecológico para se excluir doenças do trato genital que ocasionam alterações na menstruação como por exemplo "feridas" do colo do útero, que podem sangrar e ser erroneamente confundidas com a menstruação.
.....Problemas que podem alterar a menstruação são listados abaixo com seus sintomas mais comuns:
.....Ovários micropolicisticos: São pequenos cistos no ovário que alteram os hormônios, e consequentemente a menstruação. Pode-se ficar muito tempo sem menstruar, com um aumento de peso, pêlos e acne. Pode também menstruar com intervalo menor que 22 dias.
.....Cisto no ovário: Neste caso existe um cisto grande em um ovário podendo causar dor ou não. As alterações na menstruação ocorrem, mas é raro vir acompanhado de acne e aumento de pêlos.
.....Miomas: São tumores benignos do útero, antigamente conhecidos também como quistos. Em pacientes pré dispostas pode levar à um aumento do fluxo menstrual e cólicas. Algumas mulheres têm miomas, mas não desenvolvem nenhum tipo de sintomas.
.....Alterações hormonais: alguns hormônios podem alterar também o ciclo menstrual como por exemplo os da tireóide.
.....Uso de medicações: algumas medicações podem alterar a
menstruação como por exemplo antidepressivos.
.....Cirurgias: laqueaduras, cirurgias em ovários podem alterar a menstruação.
.....É muito importante sempre anotar os dias da menstruação e sempre detalhar todos os sintomas a seu médico.
(*) Dra. Maria Beatriz Piraí de Oliveira é Médica Ginecologista e Obstetra. Este seu artigo foi publicado no Saúde na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário